Palco Estibordo
-
Dossiers Temáticos
-
Festival do Bacalhau 2022
- Palco Estibordo
Programa:
Sons do Minho
10 quarta 22h00
O grupo Sons do Minho, oito jovens músicos que, desde fevereiro de 2010, baseiam a sua proposta artística num repertório de temas originais (alguns deles tendo por base o cancioneiro popular português), bem como nas características cantigas ao desafio ou desgarradas. A intensidade dos temas da banda, o tom jocoso implícito nas cantigas ao desafio e a interatividade com o público transformam o seu espetáculo num momento único de alegria e boa disposição, bem à semelhança das festas e romarias do Alto Minho.
Bárbara Bandeira
11 quinta 22h00
Com apenas 20 anos, Bárbara Bandeira já conta com um currículo invejável. Atualmente campeã de airplay, e vencedora do Vodafone Canção do Ano dos Prémios Play 2022 com o tema “Onde Vais”, com Carminho, desde criança que a música foi sempre o único caminho que quis trilhar. Estreou-se profissionalmente em 2015 com o lançamento do primeiro single, “Crazy”, tendo bastado dois anos para, em 2017, ser distinguida com o Globo de Ouro para Revelação do Ano. Em 2018, esteve entre os cinco artistas nomeados para o prémio Best Portuguese Act, dos MTV Europe Music Awards.. Com uma breve carreira repleta de sucessos como “Cidade”, “Nós os Dois”, “Como Eu”, entre muitos outros, são os palcos que mais chamam por si.
UHF
12 sexta 22h00
Dez anos volvidos e os UHF regressam ao palco maior do Festival do Bacalhau. Levam na bagagem um alinhamento Best Of do seu repertório e o primeiro single do disco novo que estão a gravar (Hey! Hey!) ‘Bora lá, já disponível nas plataformas digitais.
A promessa de cantar, dançar e aplaudir as canções dos UHF pela noite fora, porque com os UHF à noite é sempre grande. O seu melhor estará em palco.
Os Quatro e Meia
13 sábado 22h00
Em maio de 2013, um grupo de amigos com gosto comum pela música juntavam-se para uma pequena atuação. Estava feita a primeira apresentação d’Os Quatro e Meia. Atualmente formado por seis elementos, o grupo procura de uma forma descontraída e bem-disposta conferir novas sonoridades e olhares sobre a música portuguesa. Em 2017, lançaram o álbum de estreia “Pontos nos Is”, do qual constam temas bem conhecidos do público como “P’ra Frente é Que é Lisboa”, “Minha Mãe Está Sempre Certa” ou “Não Respondo Por Mim”. Em 2020, chegou o segundo álbum “O Tempo Vai Esperar” que, tal como “Pontos nos Is” entrou diretamente para o primeiro lugar no top nacional de vendas.
Dulce Pontes
14 domingo 22h00
Dulce Pontes é, incontornavelmente, uma das maiores vozes do panorama musical português, destacando-se pela sua versatilidade e pela emoção que transmite em cada canção que interpreta. Lança um novo disco em 2022, Perfil, o primeiro álbum em quatro anos, desde Peregrinação. Dulce Pontes é ainda hoje uma das artistas mais internacionais de Portugal. Ao longo da sua carreira soube cruzar fronteiras de diversos géneros musicais, em colaborações com artistas internacionais como Andrea Bocelli, Ennio Morricone, Cesária Évora, Caetano Veloso, Marisa Monte, entre outros. Neste trabalho, Dulce Pontes desafiou o reconhecido músico cubano Yelsy Heredia, um dos contrabaixistas mais prestigiados da atualidade, para a coprodução, lado a lado, deste novo projeto, que se revela um trabalho com uma marca visivelmente contemporânea.