LEME Festival de Circo Contemporâneo e Criação Artística em Espaços não Convencionais
-
O Que Te Faz Feliz?
-
Arte e Património
-
Festas e Festivais
- LEME Festival de Circo Contemporâneo e Criação Artística em Espaços não Convencionais
E se o circo não tivesse limites, mas coubesse em todo o lado? O LEME dirige Ílhavo numa proposta artística inovadora e arrojada, que explora as linguagens do circo contemporâneo e da criação artística para espaços não convencionais, em busca de novas abordagens artísticas e em confronto com a experimentação. Uma transfiguração ativa do habitual olhar do espaço cultural dos nossos tempos, abrindo portas a novas perspetivas artísticas, com foco na multidisciplinaridade e na diferença, que tornam o LEME num ponto de encontro para todas as idades.
De Ílhavo para todo o lado. O LEME surge com a vontade de criar uma plataforma de contacto entre os criadores portugueses e a massa crítica internacional, respondendo aos desejos de um setor em manifesta evolução. Por um lado, o festival pretende representar um espaço de oportunidade para a criação artística contemporânea portuguesa nestes domínios, por outro promove o contraponto e o encontro com as tendências internacionais, oferecendo ao público uma programação ousada e plena de novidade.
Em 2020, é Rui Paixão, regressado há poucos dias da China, onde trabalhava com o Cirque du Soleil, quem encabeça a criação nacional do LEME.
É uma organização 23 Milhas - o projeto cultural do Município de Ílhavo. Além de uma vasta programação em diversas áreas artísticas, o 23 Milhas promove a criação artística, a formação e o pensamento crítico, procurando cultivar a relação entre artistas e espetadores, bem como ativar território e comunidade. A sua atividade acontece em quatro espaços: Casa Cultura, Fábrica Ideias, Cais Criativo e Laboratório Artes.
Acede aqui à nossa Agenda de Eventos...